Você já deve ter ouvido falar em Marketing Digital e da importância dele para as empresas. Mesmo assim, talvez esteja ainda relutando em utilizar estas técnicas específicas de publicidade no seu negócio. Neste artigo, vou mostrar 5 motivos para aproveitar esta nova tendência.
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é simplesmente a aplicação dos conceitos de publicidade e propaganda dentro da Internet. Quando um determinado anúncio é exibido em um site ou aplicativo que está conectado à rede, isso é Marketing Digital.
A área de Marketing e Propaganda é antiga e já foi amplamente desenvolvida. Antes da web, as publicidades apareciam no rádio, televisão, jornais, revistas e outdoors. Esses anúncios ainda existem e o Marketing Digital é apenas uma perna do campo de atuação desta área.
5 vantagens do Marketing Digital nos negócios
Hoje já existem negócios totalmente estruturados no meio digital, como as lojas virtuais, youtubers e influenciadores. Estes dependem integralmente de campanhas online para aumentar a audiência e, consequentemente, vender mais.
Entretanto, engana-se quem pensa que Marketing Digital é apenas para negócios online. Ele auxilia muito quem vende também por loja física. Vamos ver a seguir 5 grandes vantagens.
O Marketing Digital é o futuro da publicidade e propaganda
O comportamento do consumidor está em constante mudança. A Internet é cada vez uma das ferramentas mais importantes na tomada de decisão do cliente. Assim, o negócio que não estiver no meio online nos próximos 5 anos terá muita dificuldade de sobreviver. Criar um site e estar presente online será primordial.
O Marketing Digital já é uma realidade que ajuda a incrementar o faturamento de uma empresa.
Os negócios digitais são estáveis
Podemos afirmar que o mundo inteiro sofreu um grande teste em 2020 com o Coronavírus. Os negócios foram altamente abalados e muitos não suportaram essa dificuldade. Contudo, as empresas que possuíam presença online não apenas superaram a crise, mas cresceram no faturamento.
Claro que nem todo modelo de negócio pode realizar toda a comercialização exclusivamente por vias digitais. Todavia, é possível manter clientes ativos e satisfeitos e atrair potenciais consumidores com o Marketing Digital, mesmo que seus consumidores precisem estar presentes na sua loja física para você vender.
Na Internet, a sua marca estará sempre ativa, 24 horas por dia durante 7 dias por semana, embora a sua loja esteja fechada por causa da pandemia ou outro motivo de força maior.
Os custos com o Marketing Digital são muito baixos
Sobre essa divulgação em massa na Internet, o custo destas operações é muito mais barato do que outras formas de propaganda, como outdoors, panfletos, revistas locais, etc.
Por exemplo, se você mora em uma cidade de 100.000 habitantes, com apenas 200 reais é possível atingir todas as pessoas da região que tenham características semelhantes aos seus clientes. Será que outras fontes oferecem uma publicidade tão barata?
Segmentação de público e mensuração de resultados
Aproveitando o gancho anterior, é plenamente possível segmentar com maestria as suas campanhas de Marketing Digital. Ou seja, você pode selecionar públicos específicos, de acordo com o sexo, idade, localização, gosto e preferências pessoais. Assim, se você vende carros de luxo, você não vai mostrar para jovens abaixo de 25 anos e para os moradores de regiões mais pobres da cidade (sempre há exceções às regras).
Outro ponto importante são as métricas de resultados. Com o Marketing Digital, você sabe exatamente o número de pessoas que viram seu anúncio, acessaram o seu site, assistiram o seu vídeo e a quantidade que compraram, curtiram, comentaram ou compartilharam.
Esse total conhecimento dos resultados permite sempre adaptar e melhorar as campanhas online, buscando reduzir os custos e aumentar as vendas.
Os empreendimentos online são altamente escaláveis
Ao estar presente na Internet, seu negócio ganha muita escala. Você sabe o que isso significa? Basicamente é o seguinte.
Imagine que você cria uma oferta de um produto no formato de imagem, vídeo ou texto. Pensando na esfera offline, você quer mostrar essa promoção para o máximo de pessoas da sua região. Três alternativas são possíveis: telefone (ligação ou WhatsApp, e-mail ou conversar pessoalmente com elas). Porém, cada nova abordagem exige a repetição da oferta e tempo despendido nesta atividade.
Agora, com o Marketing Digital, basta realizar o trabalho apenas uma única vez. Seja no seu site, canal do Youtube, Instagram ou outra rede social, as suas publicações permanecem lá por tempo indeterminado e podem ser visualizadas hoje, amanhã ou daqui a 5 anos.
Assim, o esforço desprendido para que 1 ou 1 milhão de pessoas sejam atraídas a sua oferta é o mesmo (claro que quanto mais gente ver, mais dinheiro será gasto)
O que é preciso fazer para ser bem-sucedido no Marketing Digital?
Legal, se você está um pouco mais convencido de que o Marketing Digital é notável para o sucesso do seu negócio, agora vou mostrar três fundamentos imprescindíveis para ter sucesso.
Presença constante
Marketing Digital não é simplesmente configurar alguns botões, criar perfis nas redes sociais e bum, tudo acontecerá de forma automática.
Os algoritmos do Youtube, Instagram, Facebook e Google querem e exigem de você a presença constante, se possível em escala diária, nestas redes. Ou seja, é necessário todo o dia interagir com a sua audiência e fazer postagens de qualidade, estrategicamente planejadas.
Claro que você não é obrigado a fazer isso, porém se deseja crescer e ganhar notoriedade no seu nicho de mercado, é aconselhado que você dê atenção significativa para o mundo virtual.
Criação de conteúdo
Os clientes hoje usam bastante a internet para pesquisar por produtos e serviços antes de comprar. Ou seja, eles querem ser informados. Por isso, não basta apenas publicar ofertas de produtos, é preciso criar conteúdo de qualidade com intenção de ajudar. Assim, você vai criar um relacionamento mais íntimo com o cliente e sua marca.
Que tipo de conteúdo você precisa criar? Qualquer coisa que envolva as dores, necessidades e desejos do seu público-alvo. Pense comigo. A despeito do nicho, os consumidores compram produtos ou serviços para aliviar uma dor, suprir uma necessidade ou realizar um desejo.
Investir em publicidade patrocinada
Algumas redes sociais, como o Facebook e Instagram, não mostram aquilo que você posta para todos os seus seguidores. Eles querem que você gaste com anúncios para exibir as publicações a um número maior de pessoas.
Portanto, é preciso ter consciência de que Marketing Digital exige investimento antecipado, assim como qualquer outro segmento de Marketing. Porém, conforme já foi mencionado, os valores são menores e o público receptível é altamente segmentado.
Como contratar uma agência de Marketing Digital?
Você, como empresário, geralmente possui muitas funções no seu negócio. Se você assumir a responsabilidade pelo Marketing, talvez não seja a melhor decisão em relação ao gerenciamento da sua empresa.
Da mesma maneira que você tem um funcionário para cuidar do atendimento ao balcão e do telefone, das finanças e de outras funções específicas, aconselho também ter um funcionário exclusivo para cuidar do Marketing.
Outra alternativa é contratar uma consultoria especialista no assunto. A DNG Publicidade está a sua disposição para auxiliar no planejamento e crescimento online da sua empresa.
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Equipe DGN Publicidade.